Consulta reversa de número de telefone

who-called-me-with-this-number

Instruções passo a passo para descobrir quem me ligou com este número

Os telefones celulares se tornaram uma grande parte de nossas vidas diárias e quase todas as pessoas no mundo possuem um. Eles tornaram a comunicação mais fácil, então agora podemos nos comunicar com pessoas que moram a quilômetros e quilômetros de distância.

No entanto, mesmo quando esse é o caso, quase todos nós em algum momento de nossas vidas recebemos uma chamada de um número de identificação de chamada bloqueado, desconhecido ou sem identificação que nos deixou estressados enquanto tentávamos descobrir quem poderia ser o chamador.

Para sua sorte, agora é fácil encontrar ‘quem me ligou’ com qualquer número.

Se te ligaram com um número de identificação de chamada desconhecido, bloqueado ou sem ID de chamada, é normal ficar preocupado, especialmente quando a pessoa continua ligando para você e não deixa mensagem.

Mas, quem pode ser essa pessoa em primeiro lugar?

1. Golpistas

Os golpistas se fazem passar por entidades governamentais como o IRS, pedindo que você pague taxas exorbitantes e, quando você percebe, seu dinheiro já acabou e não há nada que você possa fazer a respeito. Um golpista também pode estar ligando para roubar sua identidade.

2. Ex-parceiros

Os relacionamentos são complicados e, quando terminam, nem todos aceitam bem. Assédio telefônico de ex-namorados e ex-namoradas é comum, especialmente entre a geração mais jovem. Quando isso acontece, pode acabar atrapalhando sua vida e pode até levar a problemas sérios como perseguição.

3. Passador de trote

Algumas pessoas só querem que você se anime fazendo trotes de vez em quando. Se você receber uma ligação de um número desconhecido, é provável que seja um passador de trote tentando te irritar com ligações falsas.

Ex-associados de negócios

Nem todas as pessoas com quem você faz negócios têm maturidade suficiente para seguir em frente amigavelmente e entender que nem todos os negócios saem conforme o planejado. Se você continua recebendo chamadas de um número desconhecido, convém consultar as pessoas com quem você fez negócios anteriormente.

Captura de tela sem identificação de chamadas

Fig.1 - Captura de tela sem identificação de chamada

1. Chamadas desconhecidas podem prejudicar relacionamentos

Não saber quem está ligando para você pode deixá-lo em um conflito ao tentar descobrir se é algum ex seu, um golpista ou aquele parente que você está tentando evitar há muito tempo. Isso pode fazer você se sentir desconfiado em relação ao seu telefone e se perguntando quais ligações devem ser ignoradas.

2. O assédio é sério

Seja um ex-parceiro de negócios ou um ex-namorado ou namorada, alguém assediando você pelo telefone geralmente é uma ofensa séria. Embora você possa decidir ignorar esses assédios, eles podem se tornar algo mais sério, especialmente com pessoas com as quais você tem um relacionamento íntimo, e podem levar a assédio físico real ou danos à reputação.

3. Roubo de identidade

Os golpistas irão ligar para você com números desconhecidos para roubar sua identidade ou seu dinheiro e, quando isso acontecer, você precisará denunciá-lo às autoridades competentes.

A pesquisa reversa por telefone refere-se a um processo de identificação de um chamador apenas por meio de seu número de telefone. A maioria das pessoas que usa a pesquisa reversa do telefone não faz isso apenas para identificar o número, mas também para descobrir ligações fraudulentas, identificar assédios de ligações ou vendedores on-line, aprender mais sobre alguém com quem estão prestes a sair e também para consulte os registros públicos de uma pessoa para determinar se ela é confiável.

Com os números de telefone fixo, você pode descobrir facilmente ‘quem me ligou’ olhando a lista telefônica, mas é um pouco complicado com telefones celulares, pois eles pertencem a operadoras diferentes. Os sites de consulta reversa de telefone funcionam rastreando diferentes bancos de dados.

Cada site ou aplicativo possui um mecanismo que captura números de telefone compartilhados online, assim como informações adicionais como localização física, cargos, fotos e endereços de email. Existem aplicativos que pegam informações de suas listas de contatos e as adicionam ao banco de dados, assim como de redes sociais e links online para extrair esse tipo de informação.

Cada site ou aplicativo possui um mecanismo que captura números de telefone compartilhados online, assim como informações adicionais como localização física, cargos, fotos e endereços de email. Existem aplicativos que pegam informações de suas listas de contatos e as adicionam ao banco de dados, assim como de redes sociais e links online para extrair esse tipo de informação.

Assim, se você quiser usar a consulta reversa do telefone, escolha provedores que tenham grandes bancos de dados. Na maioria das vezes, as informações que você obtém desses sites não são confiáveis, pois a maioria dos números de telefone não está nos bancos de dados e os que estão não contêm nenhuma informação adicional sobre o proprietário do número.

Um outro problema que você pode encontrar com sites e aplicativos de consulta reversa de telefone é a disponibilidade de informações obsoletas. Uma vez que a maioria das pessoas muda de número de telefone de vez em quando, as informações que você encontrará nesses bancos de dados são enganosas na maioria das vezes, pois raramente são atualizados e não têm um registro do usuário atual do número.

Como funciona uma consulta reversa de telefone

Fig.2 - Como funciona uma consulta reversa de telefone

Com telefones celulares, como mencionado anteriormente, é um pouco complicado tentar descobrir quem ligou para você de um número de identificação de chamada bloqueado, desconhecido ou sem identificação, mas não é totalmente impossível.

Enquanto aplicativos de consulta reversa de telefone e sites como TrueCaller ou Hiya trabalham para identificar os proprietários de números que não estão em sua lista de contatos, eles não são capazes de identificar chamadores com números desconhecidos ou privados ou aqueles com identificadores de chamadas ocultos. Então, como você identifica quem ligou para você nesse caso?

Pesquisa Online

Se o número estiver visível, mas você não o tiver em sua lista de contatos, uma rápida pesquisa na internet pode fornecer a identidade da pessoa que ligou. Com a rede social fazendo parte de nossa vida cotidiana, a maioria das pessoas compartilha informações pessoais, como endereço residencial, endereço de email e até mesmo números de telefone online.

Uma pesquisa rápida do número de telefone no Google ou em qualquer site de rede social onde a pessoa pode ter uma conta fornecerá a você a identidade da pessoa, caso ela tenha compartilhado essa informação online.

Use seu provedor de serviços

Se você continua recebendo chamadas de um número de identificação de chamada desconhecido, bloqueado ou sem ID de chamada, pode ser hora de entrar em contato com o provedor de serviços, dependendo das políticas e das leis locais.

Se você tiver prova de que as chamadas são intrusivas, o provedor de serviços monitorará suas chamadas e, se elas continuarem, avisará o chamador ou encerrará o número para sempre. Caso o chamador ameace sua vida ou as ligações sejam muito perturbadoras, é aconselhável envolver a polícia de sua localidade.

Use provedores de serviços terceirizados

Se a pessoa não para de ligar para você, você pode usar provedores de serviços terceirizados que trabalham para revelar a identidade de um número de identificação privado, desconhecido ou oculto. Com esse serviço, a única coisa que você precisa fazer é rejeitar a chamada do número e, em seguida, aguardar alguns segundos para que seu telefone toque novamente com a identidade de quem ligou.

Se você tiver esse serviço ativado, após a rejeição a chamada é encaminhada para um número especial e eles são capazes de identificar o chamador, algo que é possível através de um cartão SIM especial ou você precisa pagar pelo serviço.

Você pode ter saído e perdido uma chamada em seu telefone fixo e não conseguir identificar quem ligou, pois nem todos os telefones fixos têm identificador de chamadas. Você ainda pode descobrir ‘quem me ligou’ nesse caso e aqui estão algumas das maneiras mais bem-sucedidas de fazer isso:

Disque 69

Em um telefone fixo, 69 é um código especial também conhecido como ‘retorno da última chamada’ e é capaz de recuperar o número da última chamada, embora você tenha que pagar para discar o número. A voz automatizada revelará um número que você precisa anotar e geralmente é o número que ligou pela última vez e nada antes disso.

Use diretórios telefônicos online

Pesquise na agenda para ver se a pessoa está em seus contatos. Se você não reconhecer o número, use sites como WhitePages.com ou AnyWho.com para fazer uma consulta reversa do número de telefone para identificar a pessoa que ligou para você, se ela estiver listada.

Use mecanismos de busca

Se a consulta reversa do telefone não funcionar, use mecanismos de busca como o Google para ver se a pessoa usou o número online ou se pertence a uma empresa. Se pertencer a um golpista, você verá uma discussão de outras pessoas sobre o número.

Você pode usar uma consulta reversa do telefone no desktop usando sites como phonelookup.comdepois de identificar o número que o chamador usou. Digite o número no site e veja que mais informações surgem sobre o chamador, como seu nome, endereço residencial e de email.

O único problema com esses sites é que as informações são limitadas, pois normalmente se baseiam no código de área e, na maioria das vezes, fornecem apenas a localização da pessoa que ligou, enquanto você pode ter que pagar pela consulta reversa do telefone, que pode render mais em formação.

Captura de tela do PhoneLookup.com

Fig.3 - Captura de tela do PhoneLookup.com

Depois de identificar o chamador e de nenhuma maneira deseja que ele entre em contato com você novamente, você pode bloqueá-lo. Alguns telefones possuem o recurso de bloqueio de chamadas, dependendo do sistema operacional e da versão.

Se o seu não tiver esse recurso, talvez você precise baixar aplicativos de terceiros (muitos dos quais são gratuitos) e bloquear o número. Alguns desses aplicativos demoram para entrar em ação e seu telefone pode tocar por alguns segundos do chamador indesejado antes de serem bloqueados completamente, o que você deve estar ciente.

Não há nada mais irritante do que receber muitas chamadas de um número de ID bloqueado, desconhecido ou oculto. Embora o instinto natural seja ignorar quem está ligando, às vezes eles podem tornar sua vida miserável. Quando isso acontecer, você precisa saber como usar diferentes técnicas para identificar o chamador e, por fim, impedi-lo de entrar em contato com você novamente.

Índice

Últimas revisoes

+5511977897659

Golpe. Compramos diária nesse numero de telefone e sumiu. Alguém sabe o nome ou os dados do golpista...

+2349073439491

Ele está se passando por piloto e acredito que seja golpe.

+2349073439491

Gostaria de saber de quem é o número

+6283832209801

ELE SE PASSA POR GERENTE DE UMA PESSOA DA TAILÂNDIA, AI ESTOU DESCONFIADA QUE SEJA UM GOLPE PORQUE E...

+62838382132435

Nao atendo

+5513991630059

Várias ligações e pouca confiança

+5511977897659

Preciso saber quem é, porque levei um golpe

+50248637628

Muito estrnho